Chico Araújo é um homem ocupado. Depois de uma semana a sua procura e de vários recados deixados na caixa postal do seu celular, com a sua filha, com o assessor e a secretária, finalmente conseguimos falar com o homem. Porém, o Chico Araújo que me atende não é aquela figura desenvolta, falante e persuasiva que conhecemos dos palanques. Quem me atende é o Dr. Francisco Araújo de Souza, que na agitação de uma repartição pública, parece pouco à vontade com a idéia de conceder uma entrevista sobre sua candidatura.
Depois de lhe explicar em detalhes a razão do meu interesse em entrevistá-lo, o ex-prefeito, principal nome da oposição e candidato derrotado por sete votos nas últimas eleições, aceitou conversar com o site Jacu News! por telefone na última segunda-feira.
* * *
Jacu News! – Qual é a marca registrada da sua gestão como prefeito de Espírito Santo?
Chico Araújo – Trabalho, boa administração, austeridade e as obras. Um exemplo é a construção da ponte, que foi importante e serviu para integrar o município. Se você se debruçar sobre uma planta da cidade vai ver que o rio de Jacu divide ela bem ao meio. Antes a população que vivia na parte sul, do outro lado do rio, ficava isolada e no tempo de cheia era um sacrifício atravessar e vir para o lado de cá. Depois da ponte, o que era roçado ficou urbanizado.
Outra obra importante que comecei foi o saneamento básico. Deixei 33% das casas atendidas pela rede de esgotos. Depois que saí da prefeitura (em 1996), não foi feito nenhum metro a mais de saneamento.
Outro fator forte da minha administração foi a austeridade que eu imprimi, a responsabilidade com o dinheiro público. Eu peguei a prefeitura naquela época com quase 500 funcionários. Fiz acordo com 243. Quem me procurou eu fiz acordo.
JN! – E o que não foi possível ser feito na sua administração?
C.A. – Num município em que você tem que fazer tudo, quatro anos não dá, é muito pouco. O prefeito que entrar em 1º de janeiro de 2009 vai encontrar a cidade em situação pior do que quando eu peguei em 1993, porque ‘eles [a atual administração] vieram acabando com tudo. Aquela usina de [processamento de] leite. Aquilo não ela para acabar.
JN! – Você criou secretarias, nomeou secretários e deu poder a eles…
C.A. – Isso. Os secretários de educação, da saúde… eu cobrava deles as metas.
JN! – … Você acha que na época essa decisão foi compreendida pelo cidadão comum?
C.A. – Pelo menos pela maioria foi. Foi um choque muito grande aquilo ali. Porque até então a cidade era administrada ‘na perna’. Manoel Teixeira andava com talão de cheques do Fundo de Participação no bolso. Como eu vi uma vez ele preenchendo um cheque em cima do capô de um Fiat. Um absurdo! Não pode acontecer um negócio desses.
JN! – Hoje, fazendo uma autocrítica, qual foi o ponto fraco da sua administração?
C.A. – Eu administrei a cidade como se fosse uma coisa privada. Quem não trabalhava não recebia. Eu não fiz a tradicional política. Consegui em Brasília 1202 feiras, e todo mês eu distribuía com as pessoas carentes. Quem não precisava não recebia. Muita gente achou ruim, mas era assim.
JN! – Seu erro, então, foi ter dado um caráter mais profissional à administração do município?
C.A. – Eu administrei o município. Eu não fiz política sebosa. Foi uma administração focada no resultado. E era por isso que o dinheiro dava. O município hoje está ingovernável.
Por causa de 27 habitantes, o município que era 0.8 voltou para 0.6 [no Fundo de Participação dos Municípios]. Faltou competência aos administradores para não deixar que isso acontecesse. A cidade deixa de receber R$ 120.000 por mês. A administração está na mão de agiotas, é um negócio de outro mundo.
JN! – O que está faltando a Espírito Santo hoje?
C.A. – Falta administração e competência. O bom administrador tem de ser honesto, trabalhador e competente. De outra forma não se administra o município de um jeito que preste.
JN! – E qual a sua avaliação da atual administração local?
C.A. – Espírito Santo hoje está o caos do caos. Infelizmente a realidade é essa.
JN! – Se projete no dia 1º de janeiro de 2009 já sendo empossado na prefeitura. Qual seria sua primeira ação?
C.A. – Montar um secretariado competente e aplicar à administração austeridade. ES só se recupera se tiver uma pessoa ética, competente, trabalhadora e honesta que faça os projetos e vá buscar dinheiro fora pra realizá-los. O dinheiro que chega pro município do Fundo [de Participação dos Municípios] só dá para o custeio e manutenção da máquina.
Quando eu fui prefeito, estive em Brasília, e naquela época só tinha 17 ministérios. Pois bem, eu só não fui bater na porta do Ministério da Marinha porque em ES não tem mar. Hoje tem 38 ministérios no Governo Federal e se você conseguir um convênio por ano, o que isso representa? Divida. São vinte por ano.
Tem prefeitura ali perto de ES, como a de Serra Talhada, que tem 45 convênios com o Governo Federal. Você sabe quantos têm em ES? Tem um só. Um convênio de R$ 117.000 para calçamento. Aí você vê a mediocridade dos administradores. Eu vou sair daqui para Brasília para conseguir um convênio de 117 mil? Vou nada! Não paga nem a passagem. Mas qual é a visão daquele povo [os administradores] de mundo? De futuro?
“O município hoje está ingovernável”
JN! – Historicamente os líderes políticos da cidade não formam sucessores. Sua candidatura à prefeitura é por falta de outro nome nos quadros do PMDB?
C.A. – Gilvan Luz é um dos responsáveis por toda essa situação em que ES se encontra, porque abandonou. Entregou o poder político a Manoel Teixeira.
Se hoje se dissesse em ES: ‘vamos fazer um candidato único e esse candidato é Gustavo’, meu filho, que é vereador, eu não permitiria porque ele não está preparado para tamanha responsabilidade. Tem que amadurecer mais. Eu não vou pegar um filho meu e jogar numa fogueira destas. Então hoje, dentro do meu partido, eu não tenho outra pessoa.
Eu venho de uma luta de vinte e seis anos [na política] e nunca pensei em ser prefeito de ES. Depois que eu fiquei com essa responsabilidade, olho para um lado e para o outro e digo: ‘bem, se eu abandonar esse povo [a atual administração] bota uma corrente lá na Bela Vista e outra lá na rua do Cruzeiro e não entra mais ninguém, só quem eles deixarem’.
JN! – Mas é uma preocupação sua formar esse sucessor, independente de ser ou não seu filho?
C.A. – Está aparecendo agora uma turma nova, pessoas terminando curso superior em diversas áreas, e essa turma nova vai chegar. ES não tinha isso, mas agora vai ter. Porque o novo em política é a ética, é a honestidade, é o trabalho. Veja essa propaganda do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – ensinando o eleitor a votar. Eles dizem ‘vote em pessoas assim’ e não ‘vote nesse cara porque ele é moço’.
O Marechal de Gaulle (Charles André Joseph Pierre-Marie de Gaulle. 22/11/1890 – 9/11/1970 – estadista francês) quando presidente da França, sofreu um atentado e logo depois deu uma entrevista coletiva para jornalistas de diversos países. Um deles lhe perguntou: ‘Presidente, porque o seu ministério é formado só de pessoas com mais de sessenta e cinco anos?’, e ele respondeu: ‘por que os mais velhos já morreram’.
JN! – Segundo o IBGE, no Censo de 2001 a população de ES era de 10.715 habitantes. Em 2007 esse número caiu para 10.132. Qual a principal razão desse encolhimento da população?
C.A. – Não houve encolhimento da população. O que aconteceu nesse primeiro censo [de 2001] é que Manoel Teixeira, que na época era o prefeito, “comprou” Erivan [Dias], que era o recenseador e deu a ele um carro e mais R$ 1.000 por mês. Em troca Erivan aumentou a população em 500 habitantes.
JN! – Como você vê a forte dependência econômica que a população da cidade ainda tem com a prefeitura? Como tornar a população Espírito-Santense menos dependente economicamente?
C.A. – Quando eu assumi a prefeitura em 93, havia uma seca danada e várias pessoas me procuravam para pedir ajuda. Mandei esse pessoal todo limpar o mato da faixa de domínio do acostamento da RN003 – que vai de ES a Várzea – e paguei pelo trabalho que eles fizeram. O grande desafio do administrador municipal é criar trabalho para população e não dar esmola. Principalmente para essa juventude que está chegando.
“A administração está na mão de agiotas”
JN! – A cidade atualmente conta com duas lan houses, dois tele centros e mais as pessoas que acessam a internet de casa. Nas comunidades do Orkut onde as questões da cidade são colocadas em pauta, nota-se uma participação mais acalorada dos jovens Espírito-santenses. As pessoas buscam se informar dos rumos que estão sendo dados ao município, através de sites de prestação de conta mantidos pelos governos Estadual e Federal. De maneira geral, o eleitor de ES anda mais exigente?
C.A. – Naturalmente que sim. Agora o que precisa é a população de ES exercitar sua cidadania. Reclamar seus direitos. Eles precisam tomar consciência que saúde e educação, por exemplo, é um direito do cidadão e uma obrigação do estado. Tem de cobrar.
JN! – Você acredita que essa ‘falta do exercício da cidadania’ explique a margem de votos apertada em que foi decidida a última eleição para prefeito?
C.A. – Olhe… Uma pessoa que ia votar comigo mudou o voto na véspera da eleição porque a prefeita disse que ia lhe dar um emprego, mesmo ela sabendo que emprego só através de concurso público. Aí você vê a mentalidade. O cara vender o voto por R$ 20 reais… Isso remota ainda das nossas origens. Aquilo ali foi um pé de engenho, não é? Um povo subdesenvolvido dependendo de Joaquim da Luz a vida toda. Criou-se naquilo.
ES tem seis mil eleitores e na última eleição houve 700 votos nulos. É porque o cara não sabe votar.
JN! – E qual a sua mensagem para esses jovens que irão votar pela primeira vez neste ano?
C.A. – Leiam mais, se informem melhor e não se deixem enganar mais uma vez. Não vendam seus votos. Se preparem para enfrentar o futuro. Porque enganados eles já foram demais. Aliás eu quero saber o que nossa amiga prefeita vai dizer nessa eleição. ‘Vou fazer’? Não tem mais como. Já devia ter feito.
JN! – O que a gente tem visto aí nos últimos tempos, são duas mulheres encabeçando os principais cargos na administração municipal. Você acha que o povo de ES…
C.A. – [interrompendo a minha pergunta] Aí aonde?
JN! – … Em Espírito Santo.
C.A. – E quais são as mulheres?
JN! – A prefeita, Daise, e Ana Augusta na Câmara. Voltando: você acha que esse fato mostra que a população de ES está mais aberta às novidades, está mais disposta a apostar no novo?
C.A. – Se a população votou pensando que aquilo (sic!) era novidade, enganou-se redondamente.
JN! – Nos dois casos?
C.A. – Nos dois casos. Ana Augusta perdeu completamente o controle da Câmara. Tem havido por lá um rolo danado. Já quiseram até agredir ela. E a prefeita, já viu… Infelizmente não trouxe nenhuma novidade para o povo.
Elas não servem para serem citadas como exemplos para as mulheres. Não é que lá [em ES] não tenha mulher competente. Tem. É que as duas decepcionaram. Não honram a saia que vestem.
“O prefeito que entrar em 1º de janeiro de 2009 vai encontrar a cidade em situação pior do que quando eu peguei em 1993″
JN! – E como estão as alianças para essa eleição?
C.A. – Estamos compromissados com diversos partidos para nos coligar na convenção.
JN! – Então a eleição em ES será disputada só por dois candidatos?
C.A. – Exatamente.
JN! – Eu gostaria que você fizesse um comentário sobre os seguintes políticos:
- Gilvan Luz
C.A. – Gilvan é um homem muito bom, mas bom para a família, sabe? E ele não é exceção não, porque você não conhece um [da família] Luz que se dê muito com trabalho. Então ele ficou ali, arrendando aquelas mil covazinhas a um e a outro, recebendo aquele dinheiro. Chega de manhã, lê o Diário de Natal, fica por ali, almoça. De tarde dorme e pronto.
Gilvan saiu da política e a entregou a Manoel Teixeira; em razão disso, o município está como está hoje. Ele omitiu-se de uma série de deveres que tinha com a cidade. E não é que ele seja preguiçoso não, viu? Só não gosta de trabalhar.
- Ana Augusta
C.A. – É uma menina que foi bem criada. Criada em outro meio. De uma família, por parte da mãe, rica e influente aqui de Natal. Tem curso superior, mas politicamente não se deu bem não. É tanto que parece até que ela nem vai mais sair candidata a nada.
“Espírito Santo hoje está o caos do caos”
- Manoel Teixeira
C.A. – Manoel é o seguinte: ele olhou para um lado e para o outro e disse “em terra de cego quem tem um olho é rei”. Era um cara desenvolto, com aquele jeitão dele, farrista, gostava de forró, foi tomando conta, tomando conta e foi a-li-e-nan-do aquelas pessoas. Mas Manoel, com quem eu briguei muito politicamente, passava a campanha e a gente se cumprimentava, porque eu não tenho nada de pessoal contra ele não.
O conceito que eu tenho de Manoel é que ele era altamente irresponsável. O município era entregue às baratas e ele não queria saber se quebrou, se não funcionava. Infelizmente. Porque um homem que foi prefeito cinco vezes de um município começando, aquilo era para ser outro mundo.
- Daise
C.A. – Pessoalmente eu conheço pouco a prefeita. Mas como dona de casa e como mãe de família, acho uma pessoa normal, agora como administradora é péssima. E ela não tem mais como se recuperar. Para começar do jardim de infância não dá mais tempo não.
JN! – E tem alguém em ES que você admire?
C.A. – Tem uma pessoa ali que eu tenho a maior admiração, pela maneira de ser, pelo caráter, pela ética que ele tem. É um homem pobre que criou uma família numerosa, mas os filhos todos são organizados: Ernane Dias.
Ernane Dias é uma figura! É um homem que não anda ‘picaretando’ (sic!) ninguém, pedindo nada. É da casa dele. Sinceramente, se ES tivesse um cento de Ernane Dias aquilo ali era outro mundo.
JN! – Qual a principal lembrança do seu tempo de menino em ES?
C.A. – A principal lembrança é de minha avó. Eu era apaixonado pela mãe de minha mãe, Filomena Pessoa de Araújo. Ela era uma mulher alva dos olhos azuis, mais alta que minha mãe. Uma descendente de portugueses que tinha uns olhos azuis brilhantes. Era daquelas mães de família que diziam sim e não e os filhos temiam a tudo, sabe?
Estou no Rio de Janeiro, e minha esposa, foi que nasceu ai no sitio Timbó. E estamos uma vez por semana ( é quando tenho tempo de abrir meu e-mail ), trago ela para fazermos uma varredura nas suas noticias.
Ainda temos alguns parentes por ai.
E estamos gostando muito de acompanhar estas noticias.
Estamos parabenizando, à todos da edição.
pelo que li,tenho a plena certeza que chico araujo embora seja engenheiro não tem o menor condiçao de ser prefeito de esp.santo primeiro ele so ataca pessoas que nao tem nada a ver.o sr Gilvan Luz ja passou pq.ele não olha para frente eu gostaria realmente de ver e.santo crecendo dando saude educação para as pessoas,eu sei de um caso que ele tirou o proprio primo de uma tal de vaca mecanica e colocou uma pessoa de varzea e mandou o primo limpar chão nao que seja vergonha a pessoa exercer esse trabalho,agora eu te pergunto se ele fez isso com o proprio parente imagina o que ele não faz com outro.
um grande abraço parabens,pelo espaço.
nao vivo nesta cidade mas tenho familiares nela, e a maneira de viver destes cidadaes que tem o direito de escolher o melhor para o foncionamento de uma cidade. mas por vezes tambem nao conseguem! o que falta? fatam novos candidatos, so dois partidos com as mesmas pessoas sempre nao pode ser. penso que nao emporta se e homem ou mulher na prefeitura,desde que sejam dignos de la esta. a jovens nesta cidade com competencias suficientes pra uma boa administraçao,pois se os mas antigos brincam na administraçao do municipio, penso que os mas jovens podem la esta. nao emporta se e de familia supostamente rica ou nao, pois riqueza e competençia nao estao nos sobrinomes nem nas terras. muito ciceramete nunca votei em nenhum dois dois partigos por varias razoes e uma delas foi a falta de respeito que sempre vir entre os politicos nos seus debates agresivos. o que sao vergonhosos pois nao queremos saber quem e farista ou dorme a tarde, nao precisamos disto pois e muito pequeno pra supostos administradores de uma cidade. tambem nao se esta a pedir nada penso eu! talves esteja enganada mas a impostos que se pagam todos os anos em qualquer parte do mundo sera que nesta cidade de espirito santo e diferente? tambem tem outras coisas .se nao estao satisfeito com atual administraçao entao mexam-se façam denucias mostres provas fotos o que for preçiso, e nao tem que ser so os candidados da opossiçao a fazer tal coisa o proprio cidadoo poder correr atraz dos seus direitos. pois concordo que anos apos anos a cidade esta pior. bem este e meu desabafo e so estive ai 3 dias em 2007 depois de 5 anos sem retorna a cidade mas confesso que as melgas(musquitos) me mandaram embora.risos boa semana a todos.
Estou muito decepcionada, não com o povo de Espírito Santo, q com certeza queriam mudança e melhoramento para a nossa cidade. Mas pelo povo de fora q só aparece aqui no dia de votar, não conhece a realidade da cidade ( o caos em que estamos vivendo) e acabam elegendo mais uma vez, por apenas “6 votos” a situação, que deixou muito a desejar na sua última gestão. Espero q nas próximas eleições o TRE investigue melhor esse absurdo de eleitores desconhecidos q estão apenas prejudicando o desenvolvimento da nossa cidade…
Amigos e amigas espiritosantense,
Quero primeiramente agradece,pelos 156 votos que mim foram confiados,espero que os cadidatos eleitos não abandone seu povo,e criem projetos para o desenvolvimento da nossa cidade,e melhores dias para população desta cidade,queria muito ser vereador da minha cidade,mais ainda não chegou a hora, com certeza eu iria fazer tudo para contribuir para o desenvolvimento desta cidade, mais 4 anos passa e ai podemos mudar se precisar.
perdão, Adriano, afinal você é um substantivo próprio…rs
Caro adriano, não me recordo de você, mas pela forma como escreveu demonstra ser alguém bem informado e bem educado. Tenho um candidato diferente do seu, concordo em partes com a sua opinião e, embora tenhamos candidatos opostos, creio que ambos lutamos e sonhamos com uma espírito Santo melhor, mais justa, mais humana.
CARO MAGNO, FICO MUITO FELIZ EM TER ENCONTRADO NA REDE O JACUNEWS E FIQUEI BASTANTE INTERESSADO PELA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO DRº FRANCISCO ARAÚJO A ESTE SITE!!!
E PRINCIPALMENTE PELOS COMENTÁRIOS DE ALGUMAS PESSOAS REVOLTADAS POR NÃO TEREM CONSEGUIDO O QUE QUERIAM E HOJE SÃO CONTRA CHICO ARAÚJO. É MUITO CLARO E ÓBVIO QUE ESPÍRITO SANTO SEM A ADMINSTRAÇÃO DE CHICO ARAÚJO SERIA MUITO PIOR DO QUE É HOJE, ELE FOI O ÚNICO CANDIDATO QUE TROUXE ALGUM DESENVOLVIMENTO Á ESTA CIDADE, JÁ CHEGA DE UM SISTEMA DEFASADO E INJUSTO QUE JÁ PREDOMINA NA NOSSA CIDADE POR MAIS DE 12 ANOS É PRECISO MUDAR E ACREDITAR QUE É POSSÍVEL SIM, TRABALHAR E VIVER EM ESPÍRITO SANTO, TEMOS QUE TER UM POLÍTICO QUE GERE AS OPORTUNIDADES PARA SEU POVO E Ñ OS ACOMODE OS DANDO MIGALHAS E OS DEIXANDO SUBMISSOS A ELES. NÃO TENHO NADA PESSOAL CONTRA NINGUÉM, NÃO DEVO A NINGUÉM, PAGO MINHAS CONTAS, NÃO SOU BENEFICIADO PELO SISTEMA, E SINCERAMENTE Ñ VEJO ATRATIVO NENHUM NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, APENAS QUERO UM ESPÍRITO SANTO MELHOR PARA MIM E PARA TODOS NÓS.
… AH E COM RELAÇÃO AOS REVOLTADOS COM CHICO, VCS VÃO TER ENGOLILO, VCS TB SABEM QUE ELE E O MAIS COMPETENTE, O MAIS PREPARADO, ERROS TODOS NÓS COMETEMOS AGORA QUESTIONAR QUEM É O MELHOR, ISSO JÁ É D+, A RESPOSTA COMO DISSE É MUITO CLARA!!!
Aos Candidatos à Prefeito de Espírito Santo, deixo aquí uma opinião à respeito da escolha do seu Vice. Não continuem c/ a idéia de q Vice ñ é nada (p/ quem pensar assim), ele é uma pessoa bastante influenciável p/ se decidir uma eleição. Digo isto pq quantas pessoas hoje em Esp. Santo já decidiram seu voto pelos Candidatos a Vice já definidos. Pensem bem, façam uma análise, existem pessoas q tem rejeição, e leva a melhor aquele q for mais bem aceito pelo povo. E falando em Vice ñ é nada, hoje se tem um exemplo: o atual Vice foi chegando, e aos poucos fez amizades, criou vínculos, e hoje disputa a Prefeitura de Espírito Santo c/ os demais.
Q isto possa servir de reflecção p/ todos, sem julgar Ĩnem ¨B¨, pq este amanhã pode ser aquele q tomará a nossa cidade p/ administrar. Ao invés de falar o q ñ deve, ou seja perder tempo com baboseiras, lute, caminhe, vc está esquecendo disto, existe alguém cada vez mais crescendo, enquanto vc ou vcs só falam e nada fazem.
Ao nosso amigo Neto, pense numa criação primeira. As vezes ñ temos tempo, nem nos encontramos c/ estas pessoas, e através deste site temos a certeza de q todos ficaram sabendo das coisas aqui escritas, e com certeza servirá p/ edificar à todos aqueles q agem desta forma. Como filha da terra, e querendo o melhor p/ a mesma, é q venho expor aqui, sugestões construtivas em busca de um novo amanhã.
Q venha a eleição de lá, q o povo espera de braços abertos para votar. Seja-bem-vindo, o próximo Prefeito eleito pelo povo. Que eu possa ser compreendida por todos.
Um grande abraço à todos, e ao amigo Neto + uma vez tiro o chapéu. Até breve…………….
Caro Neto, o povo de Espírito Santo está ansioso para ler uma entrevista de alguém que também aspire ao cargo de prefeito , pois, diferentemente do que citou o senhor Chico Araújo, qualquer cidadão que seja filiado a um partido político pode tentar homologar seu nome em uma convenção e candidatar-se ao cargo de prefeito,. Felizmente vivemos numa democracia e a oposição de Esp. santo deixou de ter um donatário, de ter um capitão, de ter um general. a oposição pertence ao povo que deseja mudanças concretas e não àqueles que fazem discursos bonitos para ficar em cima do muro e cair do lado que vencer. a cidade não precisa agora de sutilezas, temos uma administração que não é compatível com o que desejamos e a oposição tem o direito de lançar um, dois três ou dez candidatos.Como diz o ditado: quem for fraco que se aguente. Porém essa divisão só ajuda a situação que é unida e coesa, pois depende da prefeitura para manter seu ’status quo”. Lamentei o discurso de Chico, pois não sou idiota e sei da importãncia política que ele tem, mas essa importãncia é insuficiente para ele se eleger, então, o mesmo deveria usar seu capital político para unir a oposição em torno de um ideal comum, porém ele sabe que com ele frente à chapa ,não haverá essa composição, daí seu discurso desagregador. Não moro em Espírito Santo, não uso a educação nem a saúde local que reconheço como abaixo dos padrões de “terceiro mundo” e estaduais,nada do que acontecer na cidade mudará minha vida nem terá influência sobre mim, porém quero o melhor para a minha terra. Até reconheço as dificuldades administrativas que uma cidade do porte da nossa tem, porém sei que dá e pode-se fazer bem mais. Convém lembrar também que uma prefeita não se elege sozinha, um vereador também não. Alguns que a criticam agora ( me incluo nesse exemplo) votaram na atual prefeita. Porém não votei por confiança ,e sim, por compromisso com terceiros. Muitos que não votaram, caluniaram, xingaram, hoje acham a prefeita uma “beleza”, infelizmente, nenhum desses adesistas mudou de idéia motivado por realizações administrativas, mas sobretudo, por ambições pessoais e pequenos favorecimentos e algumas “esmolas”.Cada povo tem seu governo que merece. Se o povo de Espírito Santo aprova esta administração atual, sofra ou goze com ele. Para os que não aprovam, eu sugiro luta.
Antes de formular minha opinião quero parabenizar ao criador deste site pela magnífica iniciativa, bom , sou conterrãneo da cidade Espirito Santo , desde criança resido na cidade sitada acima,desde muito cedo nossa cidade tem este estado de calamidade,no meu ponto de vista esta situação precaria da nossa cidade ñ deve ser atribuida apenas a um administrador e se a todos que um dia passaram e que irão de passar como administrador político.É muito fácil jogar criticar apenas o aldo feio das coisas, mas na maioria das vezes as pessoas ñ sabem valorizar os pequenos gestos que lhe são feitos.Eu concordo que nossa cidade poderia ter outro conceito sobe a realidade da mesma,mas vale ressaltar que quando um eleitor está do lado adverso do administrador mete o “pau” na gestão do prefeito(a)atual,sabemos que nossa cidade ñ tem infra-estrutura louvável,mas para mudar este realidade só depende da conscientização de cada um morador desta cidade, pois só palavras ñ poderão solucionar os problemas q nossa cidade está passando, cabe não só a atual prefeita do município , mas também a nós tomarmos uma iniciativa e ñ ficar apenas criticando ,as criticas devem ser tomadas com cautela, pois denigrir a imagem alheia n~é uma atitude de quem tem uma visão pro futuro, já foram atribuidas a minha migração para a capital a pessoa da prefeita, eu como bom formulador das minhas próprias opniões ñ atribuo a prefeita e sim “a todos os administradores políticos que ja administraram E.Santo”.Pois NUNCA ofereceram aos jovens da nossa cidade uma oportunidade de batalhar pelo nossos ideais.Eu saí da cidada em busca de novos horizontes, quero deixar claro para a pessoa que me fez a crítica, que eu não tenho porque denegrir a imagem de Daise como ele queria que eu a fizesse, sou uma pessoa simples + de boa índole,quando quero revidar algo não preciso agredir verbalmente em fisicanebte a ninguém, nem tão pouco ficar usando pseudônimo para tentar solucionar os problemas, acho q pra ser um bom critico devemos nos identicar e não ficar no anônimo como muitas pessoas na nossa cidade, que ao criticar qualquer assunto precisa ficar usando uma máscara, antes que eu esqueça quero dizere que concordo com as palavras de Naldo d Baia, parabéns pela sua sitação, e a vc Neto pela sua iniciativa.
Sr. Neto, Bom dia.
O senhor não me conhece, pois estou morando em E.Santo há pouco tempo. Tenho mais de 10 apelidos, aqui, ganhei Dedé do Bugre, Dedé de
Carla e Dedé genro de Maria Caetano. Não precisaria me esconder atrás
de pseudonimo, para comentar assuntos veículados neste blog, como foi o
que fiz sobre o comentário de Naldo de Baia. Falar mal uns dos outros não
trás nenhum beneficio a esta cidade. Poderiam dar-se as mãos e procurar
trazer ou fazer melhorias pela cidade, incluindo as sociais. O meu nome
completo, repito, é JOSE ROMAO FILHO e com este nome, ninguém iria
identificar meus cometários.
Tenho ainda, apelidos como Dedé da Bwana, Dedé de Tabatinga e Dedé da
Petrobras. Saudações, Dedé do Bugre. (jromalf@hotmail.com)
Neto, Jocileide foi muito feliz em comentar que os comentários foram melhores do que a entrevista de Chico. Pouco teor, discurso de 1982.
Olá caro amigo Neto, há quanto tempo! Fui passando por aqui e dei uma olhada nesta sua criação, q eu sinceramente tiro o chapéu.
Aproveito a oportunidade para aqui deixar támbém a minha opinião com relação a entrevista com o Sr. Chico Bola-preta.
Sr. Chico, política ñ se faz assim desta forma, o povo de Esírito Santo ñ andam procurando culpados, ou responsáveis por isto, ou por aquilo. Seria interessante q ao invés do Sr. ficar falando da família Luz, fosse procurar uma forma para convencer q o povo à votar no Sr. , coisa q já consideramos impossível, pois quantas derrotas consecutivas ñ é mesmo? O caos na realidade está na sua pessoa, q é Marinheiro de primeira informação, palavra de Rei, enfim se diz um homem de uma administração tão brilhante, no entanto tão pobre de espírito. Deveria ter aproveitado a oportunidade da entrevista e ter mostrado propostas de Governo, ao invés de ficar julgando as pessoas, faça política com coerência, e ética, pois esta é a q mostra o q é um homem de vergonha. Me sentí na obrigação de responder também sobre este contexto, pois fala no nome de várias pessoas de bem, q tão pouco estão se preocupando com o Sr. Mude o seu discurso, procure uma nova forma de fazer política, pois esta sua nós já conhecemos, e esta sim será mais uma vez a da derrota. Sou filha de um homem chamado Gildo Luz, q vive em sua casa aposentado, e q já teve muitos anos de trabalho na sua vida, e q até hoje ainda vive na batalha de acordo com suas condições de saúde. Quanto a Erivan, Tio Gilvan, a Prefeita , Ana Augusta, enfim todos por vc citados nesta entrevista, hoje pra o Sr. ñ presta mais já tiveram muito valor até quando vc conseguiu manipula-los. Chico Araújo, vc mais uma vaz se afundou na política, vou citar apenas um exemplo de uma pessoa das quais vc falou e com muita ingratidão, e sem reconhecimento, Gilvan Luz (Tio), sempre foi um Bacurau de força, posso até dizer um Aluizista Nato. O Sr. poderia candidatar no PMDB um cachorro q ele votava. Use da sua consciência, faça uma análise dos fatos, e com certeza Gilvan e Família depois de uma desta ñ lhe vê com os mesmos olhos de sempre, e também com esta sua atitude conte quantos votos mais vc perdeu. Desista, Espírito Santo ñ chama por vc. Da próxima vez veja o q fala, e aproveite a reportagem para tirar bons proveitos. É verdade, vc diz saber de tudo, mas, de tudo mesmo quem sabe somos nós, e temos nossa arma, o voto q para mim é muito precioso, e no di certo, na hora exata saberemos teclar naquela máquina, e elegermos o próximo Prefeito de Espírito Santo.
Ao meu amigo Neto, obg pela oportunidade e parabéns pelo seu trabalho, até uma próxima oportunidade se Deus quiser.
Neto!!!! Parabéns pela brilhante iniciativa… Sei que vc, como eu, ama muito Espírito Santo, sonho com o dia em que o Município possa dar aos jovens oportunidade de estudo, qualificação profissional, porque amigo, como tem pessoas boas naquela cidade, que se dao bem aí fora nesse mundo de Meu Deus…politicamente falando, espero que os demais pré candidatos tambem sejam entrevistados, mesmo conhecendo a todos, o bom mesmo, sao os comentários depois das entrevistas, aí sim, aparecem as novidades, as revelações. Deus te abençoe muito, um grande abraço.
Sr. Neto, boa tarde.
O meu apelido é Dedé do Bugre, Dedé de Carla, Dedé genro de Maria Cae
tano e por aí vai. O meu verdadeiro nome, repito, é JOSE ROMAO FILHO,
moro na Rua Pedro A. Cortez, e não preciso me esconder por trás de pse
donimo, para expressar meus comentários. O que quiz dizer, foi somente
elogiar os comentários de NALDO DE BAIA, que são os meus também.
Vamos trabalhar juntos para o bem de E. Santo, falar mal dos outros, não
trás nenhum beneficio para a cidade. Não sei o porque, de voce deletar os
meus comentários.
Saudações,
Dedé de Tabatinga, Dedé da Petrobrás ou José Romão (escolha)
Sr. Neto.
Todo mundo conhece Dedé do Bugre ou Dedé de Carla de Maria Caetano.
Meu nome é, repito, JOSE ROMAO LIMA FILHO, Moro na Rua Pedro Artur
Cortez e não preciso me esconder, por trás de pseudonimo, para falar e
expressar meus pensamentos e comentários. Quando falei que estava de
acordo com as palavras de Naldo de Baia, é porque realmente era aquilo,
que traria uma ordem para E. Santo. De todos juntos, lutarem para o bem
de E.Santo. Não sei o porque de voce deletar o meu comentário.
Sa
Amigo Neto, bom dia.
Considere-se meus comentários, os que forem postados com meu nome completo e o meu e-mail você já sabe. Portanto, outros serão de flasários.
Grato.
Neto, o seu blog é um sucesso e causa muita polêmica. Gostaria de saber se você vai disponibilizar o cd com a gravação da entrevista para calar a boca de algumas pessoas quem insistem em dizer que “Doutor” Araújo não disse aquilo sobre “seu” Gilvan. Sem querer ser irônico: a candidatura de Chico estava a beira do abismo. Deu um passo à frente depois das tolices que ele falou na entrevista.
José Marcos Silva | krateranuan@gmail.com | IP: 201.59.229.131
Saulo | Saulogabriel@bol.com.br | IP: 201.59.229.131
Ricardo Silva | Ricardoesp@hotmail.com | IP: 201.59.229.131
Essas são só algumas das tentativas de uma mesma pessoa (veja endereço IP) ‘muito esperta’, diga-se, de se ‘esconder’ com nomes e eMails falsos para fazer comentários maliciosos nos site.
Tolinho: de-sis-ta!
Me apresento com este apelido, porque com o meu nome legítimo, acho q
ninguem irá saber quem é JOSE ROMAO LIMA FILHO. Quero apenas deixar
meus parabéns pelas palavras de NALDO DE BAIA, no tocante em que ele
fala em consenso e de todos dar as mãos para ajudar a E.Santo a crescer
e ter melhoria de vida para os seus munícipes e não ficarem achincalhando
uns aos outros. Isso não traz nenhum beneficio a cidade. Como dizia o
poeta Vinicius de Moraes “a vida é a arte do encontro, embora haja tantos
desencontros pela vida”. Quem sabe, lá na frente, alguns “deles” não estejam de mãos dadas? Atenciosamente, Jose Romao (Dedé do Bugre).
Neto, um abraço…eis-me aqui outra vez…muito tem se falado sobre a questão do Censo e a queda de receita do município. Alguns mal informados querem responsabilizar Isaelzinho e Júnior Inácio pelo fato de a cidade ter sua população reduzida em relação ao Censo de 2006. Esses jovens apenas foram os coordenadores da coleta, cabendo aos recenseadores a tarefa de coletar informações. O motiva da queda deve-se ao fato de muitos moradores das localidades fronteiriças com Goianinha como Barrocas, Miranda e Carnaúbas não responderem aos pesquisadores de Espírito santo, pois esses moradores foram abandonados pelo município e “adotados” pelo prefeito de Goianinha. A prefeita e os vereadores faziam parte da comissão censitária e tinham acesso a todos os dados do Censo, porém preferiam gastar o tempo pensando nas verbas do FPM e nunca buscaram nenhuma informação relativa à coleta. Hoje, fica mais fácil culpar Isael e Júnior do que assumir a incompetência administrativa. O povão da cidade não sente falta destes recursos que diminuiram com a queda de receita, pois deles nunca usufruiram.
Ola Neto.
Em primeiro lugar gostaria de me perguntar por que sempre os mesmos?
As pessoas usam uma entrevista para nos comentários usarem nomes de outras pessoas, vamos usar as palavras dos outros para filtrar o que é bom ou não. Daixar de lado seu Manoel, seu Ernande, seu Gilvan, Silvia e muitos outros é sinal de inteligência. Queria eu e muitos que essa briga de palavras se tornasse em um consenso de que muita coisa poderia ser feito não na administração de um prefeito e sim de todos que passaram e vão passar pela prefeitura. Todos de forma geral contribuem e contribuiram de alguma forma positiva também. Uma administração contém erros e virtudes seja ela de quem for. Então vamos aproveitar esse espaço criativo para dar-mos as mãos e mostrar o melhor de nossa terra na amizade, nos contos, na formação da cidade, nas lendas, alguma receita de melhoria, etc.
Deixo meu abraço a todos que pensam como eu ou melhor, quero expressar minha solidariedade a todos que são citados e pedidos de descupas vale mais que uma agressão a mais. O sonho não acabou ele é parte viva na vida daqueles que cultivam a amizade e a alegria de celebrar a paz e o carinho. Espero ter contribuido da melhor forma possível.
Neto valeu mesmo. O que me chama a atenção no site são as imagens e não as palavras. Valeu bruxo.
Essa entrevista causou polêmica mesmo, muito me admira pessoas ligadas,ao Dr.Chico, acharem que essas palavras foram suas Neto, e não do próprio, pois se ele teve a capacidade e uma grande falta de consideração, com a pessoa do Sr.GILVAN LUZ, Um homem de bem, trabalhador, que se esforçou muito para educar seus filhos, hoje formados.
Pessoa está que sempre teve o seu apoio, como vem com palavra falando mal do Sr.GILVAN, querendo colocar culpa nele por algumas coisas.
Deveria ter um pouco de consideração com as pessoas,
Se acha que ele errou tanto assim, pq quando o Dr.Chico foi prefeito, devolvei a prefeitura para o Velho Guerreiro.
Isso mostra que as pessoas repudiaram sua gestão.
Quer dizer que hj ele elogia tanto o Velho Guerreiro, e ainda fala que não tinha nada contra ele, que o cumprimentava, a população de Espírito Santo, não sabia dessa, que era mui amigo.
Proximo as eleiçôes aparece de tudo, vamos escolher consiente as pessoas, pq reviver o passado é sofrer duas vezes gente!
Conheço pouco a história do Município em questão, mas acho proveitosa a discursão sobre temas políticos/sociais.
O entrevistado me pareceu ser um senhor já de uma idade avançada e que busca passar uma impressão superficial de intelectual.
O importante é que o presente blog colha mais opiniões de outros interessados a concorrerem aos cargos públicos do referido município, tanto para as eleições proporcionais, quanto para a majoritária.
querido Neto,
Como sua entrevista causou muita polêmica, inclusive alguns partidários do Chico estão negando que sejam dele tais palavras, sugiro que você também entreviste os outros pré-candidatos, pois apesar da arrogância e da truculência de Chico, não é ele quem decide se vai haver apenas dois candidatos. O senhor Fernando teixeira será candidato e tem respaldo para isso, pois é vice-prefeito, sempre deu votações expressivas a candidatos por ele apoiados nas eleições para deputado, tem serviços prestados, vive na política daqui durante todo o tempo e não apenas em anos elitorais. Sugiro que você o entreviste. Ele tem bem mais a dizer ao povo do que esse senhor que se julga o único capaz.
Renata de Araújo:
Primeiramente venho aqui dizer-te que não lhe conheço, sei apenas que es uma das irmãs de Rose. No entanto respeito muito sua família e sua irmã. Porem, não sei o que falei que lhe ofendeu tanto aqui neste site. Mas peço que na próxima vez que falar em meu nome saiba, pesquise mais sobre mim, pois errou minhas fontes. Gosto mesmo de festa viu? Mas não costumo sair com os Netos da atual prefeita, e sim com os netos do seu avô, Ernane Dias. (Com o meu dinheiro) Mas, se quiseres sentar comigo e conversar sobre a estória política de Espírito Santo, estou aberta a qualquer momento.
Att
Martina Simonetti.
Pessoas queridas,
A título de se manter uma mínima ordem nesse espaço, é bom fazer logo alguns avisos.
Não serão publicadas as mensagens que:
1 – venham de pessoas anônimas;
2 – usem eMails ou nomes falsos (sim. É muito fácil descobrir esse “golpe de menino buchudo”);
3 – que agridam/ofendam outras pessoas;
4 – que usem palavras de baixo calão;
5 – etc., etc., etc.
Vamos aproveitar o espaço para discutir o assunto como gente grande.
Bora?!?
PS.: E pela caridade, anonimato na internet é algo tão possível de acontecer, quanto meia gravidez.
Caro Neto,
sei que o intuito da sua página é o de democratizar, através de assuntos polêmicos, Espirito Santo e não, para resolver picuinhas particulares. Mas quero lembrar ao “Sr. Daniel” (que identifiquei quem realmente ele é por sua pobreza de argumentos) que quando requeri me afastar de minhas atividades na prefeitura, não era pra “dar prego em barra de sabão”, mas sim para concluir meu curso na UFRN, capacitar-me profissionalmente. Mas inocência minha achar que alguém iria me conceder o luxo que concede a tantos parasitas que vivem sugando o sangue do dinheiro publico de Esp. Santo. Mas eu conheço gente que tinha cargo de vice-diretor em escola onde o numero de aluno não permitia a existencia deste cargo, mesmo assim ele foi criado, e que nunca apareceu pra dar um unico expediente. Meu caso não era este. lembre-se você, sr daniel!
Saibam, também, que Chico Araujo, quis tirar meu pai do emprego porque foi ele quem conseguiu o cargo pra ele e mesmo assim ele e minha mãe votaram em Manoel Correia na época. Chico voltou atras a pedido do meu avô. Espero ter sido clara e suficiente, não pretendo usar um espaço tão precioso para desmentir covardes.
Caro Neto
Faço aqui um comentário totalmente parcial , tendencioso, mas não é para nenhum dos lados dessa briga de “comadres” que tenho visto até agora. O meu lado, do qual sou inteira, de corpo e alma, é o da CIDADANIA, portanto estou do lado de quem garanta ao povo de Espírito Santo, um mínimo de dignidade.
Assim como você, vivi minha infância em Espírito Santo. Você lembra da rua atrás do mercado? continua a mesma, assim como tudo por lá, cheia de lama e de lixo. Sabe quantos anos já se passaram? Acho que você deve saber mais do que eu, pois quando temos saudades 1 ano vale 1.000. Pois é, e nada foi melhorado.
Poderia dizer que Espírito Santo não é o caos do caos, mas sim a representação concreta de um modelo de governo chamado Monarquia, onde a vontade do rei se sobrepõe à vontade de todos. Há em Esp. Santo uma indevida apropriação do dinheiro público, que em vez de ser administrado para o bem comum, serve de rendas para umas dezenas de pessoas como se fosse o lucro de uma empresa privada e que os donos podem gastar como bem aprouver-lhes.
Tudo em Esp. Santo é de “faz de conta”, tudo se faz às escondidas. A saúde é lamentável e a educação… aaahhhh, essa eu conheço de dentro.Em 2001, aos 22 anos, cheia de sonhos e esperanças fiz um concurso público para ser professora deste município, pois pensava em plantar algumas sementes de coragem e critica na mente dos meus jovens alunos, mas fui vencida pela forte ditadura que governava e que pagava a um professor R$ 273,00 (durante 4 anos, dá pra imaginar que em pleno ano de 2005 uma pessoa vivesse com este dinheiro. O povo de Esp Santo, NÃO VIVE, APENAS SOBREVIVE) de 50 em 50 dias (pagava-se o salário do mês no 20º dia do mês seguinte, quando pagavam, dependia do humor da Tesoureira), e ainda descontavam-se as faltas de nós miseráveis; papel oficio era nome feio na secretaria de educação, material didático nem se fala, e merenda, Meu Deus, era jóia raríssima. E assim também como você, Neto, e tantos outros jovens que buscam viver com dignidade em Espírito Santo, fui expulsa, pois nesta Terra não é permitido que alguém tenha DIGNIDADE, lá só é permitido que se tenha PREÇO.
Espírito Santo é a terra onde a moeda é gasolina e os bancos são agiotas.
Acredito que hoje o Sr. Francisco Araújo não tenha mais austeridade suficiente para modificar essa podridão que desce como uma enxurrada de um despenhadeiro. Creio que somente Hitler ou Fidel suportariam. É verdade que Esp Santo só tem uma ponte e nada mais, graças a Chico, porque não é qualquer um que consegue uma obra deste porte para uma cidade tão pequena. Ainda bem, que ele presenteou a cidade com esta ponte, porque se não a cidade só teria imóveis e automóveis em outros lugares.
Quero ainda referir-me a Chico Araújo para lembrar que ele não é nenhum derrotado, pois não conheço nenhum outro homem em Espírito Santo que tenha coragem de lutar como ele, nem que saiba perder como ele. Sugiro, a quem acha que ele é um derrotado, a leitura do livro “O Príncipe” de Machiavel para que compreenda que o maior erro de Chico, foi fazer o “bem” para Espírito Santo de uma vez só, porque as pessoas esqueceram rapidamente.
“Para se ter o poder deve-se lutar por ele e não compra-lo ou aliar-se a quaisquer uns!”
Política lá, não é um meio para se alcançar o bem comum, política lá é pra atender a interesses privados. Lá não se apresenta propostas em época de campanha, lá se enche os ouvidos dos eleitores de podres para que as pessoas não acordem para exigir os direitos que têm.
Presto minha solidariedade aos parentes do Sr. Gilvan Luz, intelectual e grande homem de bem.
Lamento que Martina Simonetti venha dá sua opinião sobre uma coisa tão séria quando o único conhecimento que tem sobre o assunto provem de farras com os netos da atual prefeita.
Termino identificando-me como RENATA DE ARAUJO CARVALHO, ARAUJO, com muito orgulho, sou neta de ERNANE DIAS DE ARAUJO, do qual corre em minhas veias seu sangue de “bon vivant” (com t no final) e sua grandeza de viver a vida. Por isso, pela democracia e porque não tenho preço, não estou escondendo-me atrás de pseudônimo.
Parabéns pela coragem, Neto! Você é brilhante. Nada melhor que a liberdade de pensamento e de expressão.
VIVA A DEMOCRACIA! Um dia Espírito Santo vai saber que a pessoa que escolherem pra administrar a cidade, deve representar os interesses do povo e não os próprios interesses!
OU CAI OU FEDE!!!!!!!
ESTE JORNAL ESTÁ BOMBANDO.
É COM QUE SE ACALENTA MENINO EM ESPÍRITO SANTO.
O ENGENHEIRO CHICO ARAÚJO SE DEU TÃO MAL EM SUA ENTREVISTA QUANTO NA SUA ADMINISTRAÇÃO. LEMBREMOS O QUE ACONTECEU COM SUAS OBRAS TÃO PROPALADAS:
*A PONTE: CAIU A CABECEIRA EM UMA ÚNICA CHEIA DO RIO JACÚ;
*O MURO DE ARRIMO: CAIU LOGO APÓS O TÉRMINO DA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE.
*CORETO CONSTRUÍDO NA GESTÃO DE GILVAN LUZ NÃO CAIU, CHICO DERRUBOU;
*A REDE DE ESGOTO: COITADOS DOS MORADORES DAS CERCANIAS E DOS PESCADORES DO RIO JACU. FEDE QUE NEM PRESTA!!!
Lendo atentamente a entrevista do Sr. Chico Araújo, cheguei a seguinte conclusão: que quem não está preparado para administrar o nosso município é ele. Como é que esse homem se diz candidato vai p/ uma entrevista dizer que o senhor Gilvan luz não gosta de trabalhar, a nossa comunidade conhece muito bem o Sr. Gilvan Luz, e sabe que ele só foi irresponsável quando deu apóio a esse doutor. Como cidadão Espiritosante eu exijo respeito ao nosso saudoso Manoel Teixeira, esse sim foi responsável e competente, respeite a memória desse grande homem que faz parte da história do bem do nosso município e se você fizer parte é do mal. O JN está de Parabéns por essa iniciativa, mas, deveria ter lhe perguntado, porque o Sr. Chico Araújo teve oportunidade para fazer e não fez, JN deveria ter lhe perguntado porque o Senhor que se diz competente, nas eleições de 1996 o senhor então prefeito e com a máquina na mão não fez seu sucessor o então candidato Fernando Teixeira e Manoel Teixeira sem um vintém apenas com doações ele conseguiu lhe derrotar? O JN deveria ter lhe perguntado por que o Senhor que se diz competente, teve a oportunidade de derrotar o Ex-Prefeito Manoel Teixeira, quando em 2000 os caciques da política local se enfrentaram em uma campanha e o povo lhe derrotou com muitos votos (não lembro exatamente quanto, mas creio ter sido mais de 600). Quem julga é o povo não o Senhor, o povo é humilde mais é inteligente. Posso até não ser um dos eleitores mais fieis, mas reconheço que pra um homem ter tido 6 vitórias, todas dadas por um povo, ruim é que ele não foi! Coisa que o Senhor nunca irá ter essa oportunidade de mostrar. Dr. Araújo, como o senhor gosta de ser chamado pelo o que eu conhece, imrresposável e inconpetente foi o senhor que quando entregou a prefeitura, o único carro novo (FIAT) que a mesma tinha que era patrimônio do nosso povo o senhor deu a prefeitura de várzea, quando irresponsavelmente demitiu pais de família, quando pagou a Cosern com cheque sem fundo, quando trouxe para o município um gabinete odontológico que não era do povo, pois foi o senhor entregando a prefeitura e o povo ficando também sem direito a dentista, pois direito deles tirado pelo senhor. Incompetente foi o senhor quando recebeu recursos para fazer uma ponte com uma cabeceira mais alta e não o fez fazendo com que a cheia a levasse, incompetente foi o senhor quando fez um muro de arrimo e o mesmo caiu, quando entregaram a igreja em suas mãos para ser construída e a mesma caiu, irresponsável é o senhor quando recebeu recursos para fazer um engenho de raspadura, gerando emprego para o povo, o senhor não o fez, quando recebeu recursos para a construção de uma casa de farinha comunitária na comunidade de Tabocas e o senhor desvio para sua propriedade. Ora o CAOS DOS CAOS, foi sua administração. Espírito Santo é uma cidade de porte pequeno, município esse formado por pessoas carentes, infelizmente o Senhor e até a própria população não percebe isso, e tenta comparar com uma cidade de 1º mundo! O Brasil, com seu imenso porte, não consegue ser! Desemprego também há, como em qualquer capital e município do país. Quem sabe até com uma percentagem menor! Por exemplo já saiu no jornal nacional que em Brasília faltam gazes e etc. quantas diariamente sai reportagem nos jornais de televisão sobre prédios de escolas em estados ricos distiorados, transporte de alunos precários, hoje estamos vivendo o caso da dengue no rio de Janeiro, a globo alerta o cidadão sobre o lixo, com alguns exemplos citados quero finalizar dizendo que problemas como esse só não existe em Espírito santo e sim em todo o BRASIL.
Gostei da entrevista da JN, realmente Espirito Santo precisa de progresso, não importa quem administre e sim mostre desenvolvimento, são 15 anos que sai de minha terra e todos os anos volto de férias e a cidade está na mesma situação. Será que as pessoas “a população” não pensa em nada? em uma nova administração, até quando a nossa cidade vai ficar nessa mesmice?
Os jovens de Espirito Santo mudaram muito suas condutas e pensamento, hoje eles estão estudando mais e fazendo curso superior, esses jovens precisam mostra para os outros que Espirito Santo precisa de desenvolvimento, gerar emprego para a população, chegou a hora de mostrar mudanção, não importa qual partido, estou a 15 anos ouvindo promessas e hoje vejo que nada aconteceu, imagine as pessoas mais velhas, até quando a população Espiritosantense vai passar por isso????
Neto um abraço.
Ligue de novo pro coronel e pergunte a ele o que ele quis dizer com AUSTERIDADE na sua administração. apesar de muitas pessoas já saber o significado. Significa, trazer seu irmão de novo prá humilhar os pobres da nossa cidade, significa colocar outros familiares pra chicotear os funcionários, significa não dá nenhum tipo de assistência a população, etc. Ora, meu nobre coronel, VAI TE CATAR.
Neto, um abraço,
Você poderia ter perguntado ao ex-prefeito Chico Araujo se o povo de Espírito Santo e ingrato ou louco, pois apesar dele alardear que fez uma administração de primeiro mundo, o povo preferiu a volta de um político “as antigas” como Manoel teixeira. O povo é burro ou louco? ou ambas as opções? Por que motivo o padroeiro da turma que mama nas tetas do poder em nossa cidade é SÂO FRANCISCO?
Neto, um abraço,
gostei do seu blog, mas estranho o fato de você filtrar os comentários que são desfavoráveis ao seu posicionamento político. LIBERDADE de impresa e de expressão são direitos sagrados.
O que o eterno derrotado Chico esqueceu de dizer foi o fato dele apesar de ter sido um administrador diferente conseguiu perder 3 eleições consecutivas para um prefeito desorganizado e irresponsável como Manoel Teixeira. O motivo é que o senhor, após ganhar a eleição de 1992, passou a tratar todo mundo como gado comprado, colocou uma equipe de truculentos e achava que todos deviam reverenciar o novo rei local. O senhor é um homem arrogante, respeite a família luz, pois o senhor é mais responsável pela ascensão de Manoel Teixeira do que ele.
O senhor Francisco araujo é hoje, mesmo indeiretamente, o maior cabo eleitoral da fracassada e caótica administração de Daise. Vive fora da realidade local, ouve conselhos de um “Rasputin” que passou a vida toda amparado e levando a vida “numa boa”. Dessa forma, Chico que passa os intervalos das campanhas garimpando empregos nos órgãos públicos, usando como bandeira o ato de pertencer ao PMDB de Esp. Santo, acha-se o único ungido de Deus e com condiçoes de ser prefeito da cidade. Ora,meu caro senhor, a sua administração foi boa quando comparada aos administradores locais, que, sem exceção, foram abaixo da crítica, mas mesmo com uma administração diferente o senhor tem o repúdio e a rejeiçao da maior parte da população,prova disso é que o senhor conseguiperder para uma candidata inexpressiva, que representava uma administração com até 6 meses de salários atrasados. Caia na real e perceba que não é a toa que SÂO FRANCISCO é o padroeiro predileto dess turma que mama nas tetas generosas da pobre e falida prefeitura .
Entrevista realmente polêmica, gostei muito, as realidades que foram descritas são fundamentais para a disputa democrática que há em ES. É notório que a experiência administrativa do Chico Araújo, deixa distante qualquer possibilidade intencionada por qualquer outro candidato para o próximo pleito, na nossa pequena cidade. O tradicional é que haja respostas polêmicas como essas do provável (como ele mesmo falou) candidato chico araújo. Minha opinião em particular, mesmo há alguns anos sem ir a ES, porém acompanhando de pertinho os bastidores que cercam as administrações de nosso município, tenho informações que o CAOS tomou conta de nossa cidade. É fundamental que não os mais velhos que infelizmente (muitos) já foram contaminados pelo sistema, mas principalmente a juventude possa por um fim nesse verdadeiro festival de más administrações.
Primeiro vamos parabenizar o site JN, pela iniciativa de levar a discussão aos cidadãos. Gostaria de expressar diante de todos a minha admiração pelo Sr Francisco Araújo, não só pela sua grandiosa administração (ponte, programa do leite, saúde – ES tinha dentistas, e hj?!) como também pela sua perseverança e persistência em querer ver a nossa cidade um dia melhor, digna de nós moradores, nos orgulharmos.
O povo precisa de programas de ajuda, desenvolvimento, orientação para trabalhar e não de esmolas, doações em troca de votos, para a prefeitura ficar cada vez mais falida e E. Santo regredir.
E queria dizer também para aqueles que não sabem que toda e qualquer obra, seja ela uma ponte ou a nossa casa, um carro, uma rua calçada, qualquer que seja, não resiste a anos de uso sem nenhuma manutenção, que por sinal não tem sido feita, muito pelo contrário, as poucas obras que foram feitas em Espírito Santos foram destruídas, depredadas. Em nossa cidade a prefeitura não possui prédios próprios. A Câmara Municipal é alugada, a prefeitura é alugada e a cada gestão se modifica, tem endereço novo. Há interesse de quem?! Da cidade ou de quem será beneficiado com mais um aluguel e seus votos?! E quanto à poluição do nosso grande Rio de Jacu, se dá através dos maus hábitos da população mais carente que não tem saneamento básico e nem educação, falta estrutura, ou pior, COMPETENCIA PARA ADMINISTRAR.
E ainda digo mais, isso existe justamente, porque não existe interesse por parte dos atuais administradores que acabe a dependência dos cidadãos, quanto menos instruídos melhor para eles. Nunca vão fazer cobrança por melhorias, porque não sabem que elas existem. Lazer, saneamento, água potável, crescimento social, urbano e econômico.
E estou aqui não como advogado, mas, sim como um cidadão que pago os meus imposto e tenho os meus direitos, além do direito de exigi-los.
A todos que votam e residem em E. Santo lembrem que o interesse maior pela evolução da cidade é de quem dela faz usufruto!!!
neto gotei da sua iniciativa, de criar um site para espirito santo. concordo com ele que nossa cidade tem que mudar.agora acho também que precisamos de novas pessoas na politica,para muda um pouco a cara de espirito santo.chega dos mesmos nomes,chega das mesmas pessoas. chegou a hora da renovação.
E o pior de tudo:
“(…) porque você não conhece um [da família] Luz que se dê muito com trabalho.”
Claro que não conheço, se é o senhor que sustenta minha casa, para que trabalhar?!? Faz-me rir senhor ex-prefeito…
Desculpa a franqueza mais deveria ter medido mais as suas palavras.
Realmente, como disse meu grande amigo Neto: “(…)não é aquela figura desenvolta, falante e persuasiva que conhecemos dos palanques.”
E meu avô já dizia, “não julgue o livro pela capa”.
Um abraço Neto.
Incrível como algumas pessoas ainda detêm-se em levar a “coisa” para um lado pessoal. Acho que a obra de saneamento básico chegou a prejudicar o rio jacú por falta de comclusão, como foi citado pelo ex-prefeito: Apenas 33% da obra estava concluída e pelo visto à administração anterior não se propôs em terminá-la. Com relação ao IBGE, não devemos colocar “chifre em cabeça de cavalo”, nem querer alterar para pior o que foi dito. Concordo, faltou sim competência. Hoje, infelizmente o que vemos em E.S. é uma política “popularista” (me permito à neologismos quando o assunto é a atual gestão de E.S.), onde pessoas estão presas a uma massificada “troca de favores”.
PS.: Melhor que dar o peixe, é ensinar a pescar.
Ah! Adorei o chafariz. rs
Parabéns JN.
Perguntas bem formuladas, que quando não atingiam pontos críticos o entrevistado fazia questão de alcança-los. Em toda sua exaltação vimos a citação de uma ponte que teve uma parte levada pelas aguas e um esgoto jogado dentro das aguas do rio. Esperei encontrar aqui propostas do pré-candidato, mas a entrevista ficou presa em coisas do passado. Aguardo atentamente pela próxima entrevista, seja ela com candidatos ou celebridades da nossa terra.
Resta a população depois dessa e de outras ver qual a melhor escolha a fazer, também não estou dizendo que o melhor é “a” nem “b” mais que a “bola” está na mão de voces, eleitores da cidade de espírito Santo, o “livre arbítrio” está aí para isso.
Parabéns Neto pela iniciativa, um abraço.
Dizem que quando o político está na oposição a critíca faz parte do seu discurso.
Porem, sinto-me bastante inquieta diante tamanhos absurdos respondidos pelo condidado. Não consegui ler todo, confesso…
Neto, amigo parabéns pela iniciativa. Acredito que essa entrevista servirá para que pessoas de bem, honestas, trabalhadoras, independe de politicos fechem as suas portas!
As vezes perco até as Esperanças. Nada de Renovação sempre as mesmas Pessoas.
Parabéns a o JW pena iniciativa da entrevista, assim vai aumentar a visitas de pessoas da cidade ao JW.
e são coisas desse tipo que a cidade prescisa, pois aqui em Espirito Santo tem que mudar geral, fico indignado pela cituação de nossa cidade e vou ficar muito feliz quando isso mudar.
é uma vergonha a cidade não ter um Banco, um caixa eletronico,uma pousada isso são coisas basícas e o pior pessoas que se diz esclarecida aceita esse tipo de administração, JW fica aqui como um ponto de diálogo entre a população que tem acesso.
Muito engraçado tudo isso, se falar quando está proximo a uma nova eleição, é muito bom!
Quanto aos secretários, eu desconheço esse poder, que foi dado a cada um, pois não resolviam nada se não tivesse o aval do Dr. Chico Araújo.
Sr. Ernane, pra mim uma ótima pessoa, mais no passado não valia um vintém para essas pessoas que o acham muito bom hoje.
Como de costume, na nossa terrinha, estando no memo partido se vale OURO, não se tem defeito… kkkkkkkkkkkkk….
Nunca votei no ex-prefeito Manoel Teixeira, teve suas falhas, mais foi um bom prefeito.